Você sabe por que a análise de água é importante?

Por Amanda Almeida

A análise de água é uma das exigências da ANVISA e que, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado. Se o seu estabelecimento trabalha com alimentos, entenda aqui os motivos da análise de água ser fundamental.

Definido pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 2.914/2011, o padrão de potabilidade da água não se trata apenas de uma obrigação legal. A análise de água é essencial para a garantia da saúde de consumidores e funcionários, pois assegura a qualidade da água que está sendo usada no estabelecimento e evita contaminação e doenças que podem vir a acometer tanto clientes quanto os funcionários.

A negligência do estabelecimento pode levar a riscos muito sérios e a água, se fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pode ser responsável pela propagação de parasitoses como a cólera, febre tifóide, infecção por Escchericia Coli e até levar a óbito em alguns casos. Não só isso, mas a análise de água contribui na identificação da fonte do problema, em alguns casos o estabelecimento pode estar regular e a água fornecida pela companhia já chega contaminada ao local, desse modo a análise de água do seu estabelecimento colabora também para identificar problemas na água fornecida pela rede.

Um estabelecimento que se mantém em dia com a análise de água evita constante falta de funcionários devido a atestados de saúde, evita a propagação de doenças sérias e também processos legais causados pela irregularidade. Importante para assegurar a qualidade do serviço fornecido pelos estabelecimentos, além de análises microbiológicas da água pode também ser realizado análises físico-químicas para avaliar cor, turbidez e dureza, garantindo que o estabelecimento possui, não só água própria para consumo, mas também água de boa qualidade.

Uma água dura, por exemplo, apresenta altos níveis de cátions como cálcio (Ca2+), ferro (Fe2+) e magnésio (Mg2+), esse tipo de água, mesmo sendo potável possui uma qualidade inferior a água mole, com níveis menores desses mesmos cátions. Esse tipo de água dificulta a ação dos sabões na remoção de sujeiras e gordura. Além de não poder ser usada na indústria, é uma água que prejudica o cozimento de vegetais, sendo menos adequada no preparo de alimentos. É possível diminuir os níveis de dureza da água e com a análise físico-química aliada à análise microbiológica tais problemas podem ser evitados e solucionados.   

Para atestar a qualidade da água do seu estabelecimento pode ser realizado:

· Análise Física da Água: Analisa cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor.

· Análise Química da Água: Determina as quantidades de substâncias minerais e orgânicas, pH, dureza, alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrato e fosfato.

· Análise Microbiológica da Água: Indica se há ou não a presença de microorganismos patogênicos que podem levar à contaminação e graves infecções.

A Farmácia Jr. Consultoria realiza serviços de análise de água e análise físico-química, além de outros serviços também na área de alimentos. Acesse nosso site e entre em contato conosco!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s