Você conhece os principais componentes dos cosméticos?

Por Viviane Nacle

O ramo da química cosmética e estética vem demonstrando avanços tecnológicos significativos com relação aos produtos de beleza nos últimos anos, buscando aperfeiçoar cada vez mais as técnicas para a criação de novos produtos. Porém, muitas vezes, a importância do conhecimento dos componentes dos cosméticos é negligenciada de modo a viabilizar reações alérgicas, irritações na pele e intoxicações causadas por algumas substâncias ou elementos existentes em sua composição química. Nesse sentido, devemos sempre buscar estar informados sobre as características e propriedades dos itens de beleza que consumimos. E para que você entenda mais sobre os principais componentes dos cosméticos, fizemos esse texto com as principais informações!

Em uma preparação cosmética existem alguns componentes essenciais para uma formulação estável, podendo ser listados os seguintes:

  • Água;
  • Princípio ativo;
  • Emolientes;
  • Umectantes;
  • Emulsionantes/Tensoativos
  • Espessantes;
  • Conservantes;
  • Antioxidantes;
  • Sequestrantes;
  • Corantes;
  • Fragrâncias.

.

Água

Um dos principais componentes para a preparação de cosméticos e, por isso, deve ser usada em sua forma pura, isenta de sais minerais e matéria orgânica uma vez que esses compostos podem afetar a estabilidade do produto.

Para produzir água pura, os métodos mais comuns são a destilação e a deionização por troca iônica.

Destilação: é a mais pura que se pode obter. Considerada estéril por um determinado tempo, normalmente um dia. As desvantagens desse processo são o desperdício de água potável e o alto consumo de energia.

Deionização: São removidos íons dissolvidos, sílica (SiO2), gás carbônico (CO2) e também bactérias, porém, não se garante uma água estéril. É um processo rápido, econômico e sem desperdício de água.

Princípio ativo

Composto responsável pela função exercida pelo cosmético, seja com a finalidade de hidratar, revitalizar, clarear, combater radicais livres, proteger, etc.

Foto por Moose Photos em Pexels.com

Emolientes

Óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) ou lipídios não gordurosos de consistência fluida que formam uma camada protetora sobre a pele. Essa camada previne que a pele perca água, regulando o teor de umidade da epiderme e formando uma barreira protetora.

Umectantes

Matérias-primas que apresentam a propriedade de absorver vapor de água do ambiente, efeito higroscópico, umedecendo a superfície da pele e ajudando a manter sua umidade natural. A maioria dos agentes umectantes são cremes ou loções que contêm óleo e a aplicação de uma fina película sobre a pele ajuda a evitar perda de água da pele e consequente desidratação.

Podem ser:

– Inorgânicos como o cloreto de cálcio (CaCl2).

– Orgânicos como a glicerina, propilenoglicol, pentilenoglicol, uréia, sorbitol.

Emulsionante/Tensoativo

Compostos constituídos por uma parte solúvel em água e outra solúvel em óleo. Eles influenciam a superfície de contato entre líquidos criando propriedades importantes de surfactação que permitem que um cosmético possa ser constituído por água e óleos que que naturalmente não se misturariam sem a ação de um emulsificante.

Alguns exemplos de emulsionantes são alquil sulfatos, ácidos graxos etoxilados, nonilfenol etoxilado.

Espessantes

Substâncias que conferem aumento da viscosidade das fórmulas, mudando a percepção sensorial e a aparência sem interferir nas suas propriedades. Podem ser de origem natural ou sintética.

Solúveis em óleo: álcoois graxos, ácidos graxos, ceras vegetais (maquiagem).

Solúveis em água: polímero sintético carbômero, poliacrilato de sódio, goma xantana.

Conservantes

Inibem o crescimento de microrganismos no produto, preservando-o de deteriorações provocadas por bactérias, fungos e leveduras. Existem pesquisas relatando o prejuízo que alguns conservantes podem trazer a saúde e ao meio ambiente. Os parabenos por exemplo, podem desencadear alergias, irritações, sensibilidade cutânea, melanoma, afetar a fertilidade e seu acúmulo no organismo também pode gerar doenças como câncer de mama e de pele. Porém, hoje há conservantes naturais inofensivos, como é o caso do sal, alho, mel, limão, vinagre, etc.

Antioxidantes

São substâncias que inibem ou bloqueiam o processo de oxidação dos ingredientes orgânicos, de modo a promover a estabilidade da qualidade e dos componentes dos produtos.

Exemplo: BHT, óleo resina de alecrim (natural), Vitamina C, Vitamina E, Ácido lipóico (AAL).

Sequestrantes

Os agentes seqüestrantes têm a função de agir no sistema conservante atuando na troca de metais presentes na formulação, de modo a aumentar a eficácia dos conservantes por remover cátions importantes para a atividade de membrana dos microrganismos. 

Exemplos: EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético), o EHDP e o Heptanoato de sódio.

Corantes

Tem a função de colorir a preparação e podem ser de origem natural ou sintética. Devem ser quimicamente estáveis na presença de outros adjuvantes da formulação, não podem interferir na estabilidade desses adjuvantes e devem, também, ser fotoestáveis.

Exemplos de corantes naturais: carmim, urucum, páprica.

Foto por Free Creative Stuff em Pexels.com

Fragrâncias

As essências ou fragrâncias em cosméticos são responsáveis pelo perfume que se deseja dar para um produto, são essenciais para a aceitação do cosmético pelo cliente, sendo preciso encontrar opções de fragrâncias não irritantes para a pele. Devem ser estáveis e compatíveis com a formulação. Podem ser de origem sintética ou natural como, por exemplo, óleos essenciais.

Esses são alguns dos principais componentes presentes nos cosméticos atualmente, lembrando que ainda existem muitos outros compostos que são adicionados para que um cosmético exerça seu papel funcional.

É importante lembrar ainda que, nós consumidores devemos nos informar a respeito dos componentes presentes nos produtos em que adquirimos, uma vez que esse costume inviabiliza problemas futuros como alergias, intoxicações e irritações como dito anteriormente. Nesse sentido, a Farmácia Júnior é uma empresa que se especializa na realização de serviços de formulação e revisão de cosméticos, saiba mais acessando o nosso site!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s