Boas práticas de fabricação para produtos lacticínios

Por Olívia Drummond.

Você sabia que produção de laticínios é de suma importância para a economia brasileira? Em 2017, a venda desses produtos gerou um faturamento de R$46,8 bilhões! Além disso, o consumo de produtos lácteos é benéfico a saúde humana, visto que o cálcio e outras proteínas presentes auxiliam na prevenção de doenças, como a osteoporose.
Entretanto, falhas na produção do leite e seus derivados podem contaminá-lo, tornando-o um possível vinculo de doenças. Deste modo, é necessária a implementação de medidas de prevenção desde a produção até a comercialização de laticínios, para isso utilizando as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Foto por Mehrshad Rajabi em Unsplash

As BPF de derivados do leite abrangem desde as atividades do manejo do rebanho até a comercialização do produto final. Os processos do documento podem ser divididos em:

  • Boas Práticas de Produção do Leite;
  • Cuidado da Matéria Prima;
  • Local adequado;
  • Limpeza e Sanitização;
  • Qualidade da Água;
  • Manipuladores de alimentos;
  • Embalagem e Rotulagem;
  • Armazenamento e Transporte.

Boas Práticas de Produção de Leite

Esta etapa visa manter a saúde dos animais e, consequentemente, a qualidade do leite produzido. Dessa forma, é preciso realizar o controle sanitário do rebanho. Além disso, é importante que a ordenha seja realizada de forma consciente e que se evite a presença de resíduos no leite.

Foto por Pixabay em Pexels.com

Cuidados com a matéria prima

É necessário manter o leite sob refrigeração, a fim de evitar contaminações. Também se deve utilizar o processo de pasteurização para eliminar, antes do início da fabricação dos laticínios, os microrganismos que poderiam causar doença.

Local adequado

As agroindústrias precisam estar localizadas em ambientes seguros, longe de odores indesejáveis, fumaça e outros contaminantes. Ademais, o local deve apresentar barreiras, como janelas e ralos, que permitam o controle de pragas e roedores.

Limpeza e Sanitização

Todos os equipamentos e utensílios, além dos locais de produção, devem ser
higienizados para evitar a contaminação dos alimentos. Para isso, utilizam-se produtos de limpeza e saneantes adequados, se atentando para a forma de uso indicada pelo fabricante.

Qualidade da Água

O uso de água contaminada pode acarretar em sérios problemas tanto para os produtores (diante das leis e dos serviços de inspeção) quanto para os consumidores (acarretar em doenças), já que comprometeria a limpeza de utensílios e produtos.
Dessa forma, é importante realizar a análise da água para confirmar sua
potabilidade e se atentar para a higienização dos reservatórios.

Manipuladores de alimentos

Os queijos são laticínios que exigem maior manipulação durante sua fabricação e geralmente costumam apresentar contaminações mais frequentes, evidenciando a importância desta etapa.
Todas as pessoas que entram em contato com o alimento devem realizar medidas que previnam a contaminação, como não espirrar e fumar. Os funcionários precisam usar uniformes adequados e estarem devidamente protegidos.

Foto por Polina Tankilevitch em Pexels.com

Embalagem e Rotulagem

Quando finalizados, os laticínios devem ser embalados em recipientes novos e higienizados.
A rotulagem nutricional, obrigatória pela Anvisa, tem como objetivo informar os consumidores acerca do produto a ser consumido.

Armazenamento e Transporte

É importante que alguns laticínios sejam refrigerados durante o
armazenamento e transporte. Além disso, nenhum desses processos deve prejudicar a embalagem do produto, pois pode contaminá-lo.

É nítido, portanto, que as Boas Práticas de Fabricação para Laticínios são essenciais para assegurar a saúde dos consumidores e a qualidade dos produtos, além de evitar prejuízos e desperdícios. Assim, elas devem ser implementadas pelas empresas em conjunto do treinamento de colaboradores para sua aplicação no dia a dia. 


A Farmácia Jr. realiza consultoria em Boas Práticas de Fabricação, além de diversos outros serviços na área de alimentos. Entre em contato conosco e conheça mais acessando nosso site e nossas redes sociais!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s