5 dicas sobre como acompanhar as mudanças e novidades do mercado

Por Maurício Tanigaki.

Você já pensou o que leva a tantas empresas fecharem e tantas “surgirem” fazendo sucesso?

“Inovar” e “adaptar” são verbos que devem sempre estar presentes na cabeça de um empreendedor. Manter seu negócio dentro das tendências do mercado pode ser decisivo para o sucesso do seu empreendimento. A Eastman Kodak Company já foi uma grande marca de design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos que possuía praticamente o monopólio da venda de câmeras e filmes nos Estados Unidos na década de 70, mas, ao longo dos anos, ela foi perdendo espaço para as redes sociais e celulares e acabou decretando falência em 2012.

Foto por bongkarn thanyakij em Pexels.com

Pensando em um mundo cada vez mais volátil e ágil, estar atento às novidades do mercado nunca foi tão importante. Com a internet tudo se espalha e populariza muito rápido, assim, novas tendências são criadas a cada dia. 

Para te ajudar a acompanhar essas mudanças e não se tornar obsoleto no mercado, seguem 5 dicas:

1. Atenção à legislação

Algumas leis e regulamentações estão sempre sendo atualizadas e estar sempre atento e se adaptar antes dos seus concorrentes é essencial. Um bom exemplo são as novas normas de rotulagem nutricional da ANVISA , que foram aprovadas recentemente e já estar nas conformidades antes da concorrência é estar um passo a frente.

2. Ficar de olho na concorrência direta ou indireta

Ter um produto que, no mínimo, ofereça as mesmas vantagens ou que é melhor do que o do seu concorrente é essencial para que seu produto seja escolhido ao invés do dele. Deve se atentar também para as concorrências que trazem produtos com finalidades diferentes, mas com o mesmas funções, como foi o caso dos smartphones que levaram ao desuso de máquinas fotográficas,que, apesar das suas finalidades serem diferentes, um substituiu o outro pela funções.

3. Acompanhar a tecnologia

A tecnologia está cada dia mais presente no nosso dia a dia e a tendência é aumentar. Aplicativos e softwares se renovam a cada dia e deve-se sempre ler e procurar por esses e entender se são aplicáveis em seu negócio. Um exemplo é a entrada dos aplicativos de delivery de comida, que, há alguns anos, não haviam sido planejados e hoje são fonte de venda para muitos negócios. Uma maneira de acompanhar essa mudança é participando de eventos, tanto presenciais quanto virtuais, relacionados à sua área.

Foto por Lukas em Pexels.com

4. Conhecer o seu público e ficar atento às mudanças de comportamento

Os consumidores são o que mantém o seu negócio funcionando e entender seus hábitos de consumo e a possível mudanças desses é crucial. As vendas online por exemplo, eram bem menos usadas antes da pandemia do COVID-19 e, atualmente, já são essenciais para alguns negócios, já que muitos consumidores passaram a preferir realizar suas compras online de acordo com a pesquisa da CETIC.

5. Estar sempre atento aos seus resultados

Muitas das mudanças podem ser percebidas ao analisar o desempenho do seu negócio, de forma a trazer indícios de quais mudanças precisam ser tomadas. E como já foi dito, decisões de mudança no seu empreendimento podem ser decisivas para estar sempre inovando e trazendo diferencial competitivo para sua empresa.

Essas são algumas dicas para você que deseja que seu negócio esteja sempre acompanhando as novas tendências desse mundo moderno. Você pode ler muito mais conteúdos incrementadores como esse no nosso blog da Farmácia Jr e conhecer mais sobre nossos serviços que impactam o seu negócio no nosso site.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s