Alimentos que contribuem para o sistema imunológico

Por Isabella Carvalho

O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo contra as infecções causadas, principalmente, por bactérias, vírus e fungos. Sendo assim, diariamente, precisamos que a nossa imunidade funcione de forma adequada para que fiquemos livres dessas doenças. Além disso, em épocas de pandemia, como a do SARS-CoV-2 que temos atualmente, todos ficamos mais propensos a adquirir infecções e e vemos a necessidade de buscar meios para fortalecer o nosso sistema imune.

Uma das maneiras de garantir o perfeito funcionamento do sistema imunológico é através da alimentação saudável e equilibrada com frutas, verduras, legumes, cereais, entre outros alimentos. 

Mas afinal, como os alimentos fortalecem a nossa imunidade? 

Os alimentos saudáveis são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes que previnem gripes, infecções bacterianas e até mesmo doenças como hipercolesterolemia, câncer, etc. 

Alimentos imunomoduladores contribuem não só na manutenção do sistema imunológico mas atuam, também, no tratamento ou até mesmo na diminuição dos sintomas de algumas doenças. Por exemplo, uma rotina alimentar rica em vitaminas A, C e E é fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. 

Vamos entender um pouco mais sobre onde conseguimos adquirir, de forma natural, nutrientes essenciais capazes de agir direta ou indiretamente no sistema imune?

Vegetais de coloração verde-escuro

Os vegetais de cor verde-escuro, como brócolis, espinafre e couve, são conhecidos por colaborarem no combate da anemia ferropriva e osteoporose devido a presença de ferro e cálcio. Entretanto, esses alimentos também são ricos em vitaminas A e B, especialmente B6 e B12, que atuam no desenvolvimento das células do sistema imunológico. Logo, são verduras importantes para a nossa imunidade. 

Foto por Polina Tankilevitch em Pexels.com

Alho

O alho, muito utilizado em temperos, é rico em antioxidantes essenciais para o sistema imune. A alicina, considerada seu principal princípio ativo, colabora na redução do colesterol e hipercolesterolemia, rico em vitaminas A, B1, B2, C e minerais. Não só isso, mas a alicina presente no alho também age como um antibiótico natural ajudando o organismo a combater gripes e outras doenças.

Frutas de coloração amarelo-alaranjada

Nesse grupo de frutas se incluem a manga, o caqui, a laranja e o mamão, que possuem uma concentração muito elevada de vitamina A. Esse nutriente atua no processo de ativação dos anticorpos no momento em que microrganismos invadem nosso organismo. Além disso, alguns estudos têm demonstrado que a vitamina A ajuda em funções importantes das células de defesa, tendo ação imunomoduladora. 

Foto por Riki Risnandar em Pexels.com

Alimentos integrais 

Os alimentos integrais, como os cereais, são ricos em fibras. Esse nutriente é importante para a prevenção do câncer de cólon e reto. Isso porque as fibras estimulam o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de contato entre a mucosa do intestino e substâncias carcinogênicas, que podem estar presentes no bolo fecal. Além disso, as fibras auxiliam na manutenção da microbiota do intestino, que é responsável por combater microrganismos invasores juntamente com o sistema imunológico.  

Esses foram apenas alguns exemplos de alimentos que devem ser alocados na nossa rotina alimentar para que tenhamos um sistema imune mais eficiente. 

Sabendo dos benefícios dos alimentos para a nossa imunidade, a cada dia buscamos uma alimentação saudável. Em decorrência disso, o mercado especializado nesse tipo de alimentação está crescendo, se voltando para o aumento do público preocupado com uma rotina alimentar adequada e contribuindo para a nossa saúde. 

A Farmácia Jr possui diversos serviços voltados para a área de alimentos. Se você gostou do assunto, não deixe de conferir nosso site. E se você atua no mercado de alimentação saudável, venha conhecer o nosso serviço de Rotulagem Nutricional, que objetiva analisar as quantidades dos nutrientes presentes nos alimentos que são importantes para a saúde de quem os consome. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s